top of page
269700_edited.jpg

Nicole Brossard

Acesso à escrita: ritual da lingaguem

Nascida em Montreal em 1943, a poeta, romancista e ensaísta Nicole Brossard teve mais de quarenta livros publicados desde 1965. 

 

Nicole foi co-fundadora e co-diretora da revista literária de vanguarda La Barre du Jour (1965-1975), co-dirigiu o filme Some American Feminists (1976), co-editou a aclamada Anthologie de la poésie des femmes au Québec (1991, 2003) e atua como membra da Académie des lettres du Québec.

Este é um dos ensaios que compõem o livro Cartas Lésbicas, lançando em 2024.

Para adquirir o livro acesse nossa loja.

Para citar: BROSSARD, Nicole. Acesso à escrita: ritual da linguagem. Em: Cartas Lésbicas. Tradução de Monalisa Almeida Cesetti Gomyde. Ilhéus: As Ondas, 2024. Disponível em: http://asondaseditora.com

news_45783.jpg

Libreria delle donne di Milano

Segundo capítulo do livro 
Não creia ter direitos:
A criação da liberdade feminina nas ideias e vivências de um grupo de mulheres.

A Libraria delle donne di Milano existe fisicamente desde 1975. Além de um espaço físico de troca de saberes entre mulheres e de venda de livros, a livraria é um espaço material e simbólico de relações livres entre mulheres, que como frutos tem alguns dos conceitos, textos e livros mais interessantes do pensamento da diferença.

Este é o segundo capítulo do livro Non credere di avere dei diritti, publicado em 1987, que reúne a documentação e reflexão acerca das experiências da liberdade feminina na Itália. Escolhemos esse capítulo pois trata sobre a relação das mulheres com o direito e o aparato jurídico.

O livro completo pode ser acessado aqui (italiano) e aqui (espanhol). 

Tradução e publicação não autorizada. Sem fins comerciais.  

Para citar: Libraria delle donne di Milano. Segundo capítulo de Non credere di avere dei diritti:  La generazione della libertà femminile nell'idea e nelle vicende di un gruppo di donne. Tradução de Monalisa Almeida Cesetti Gomyde. Ilhéus: As Ondas, 2023. Disponível em: http://asondaseditora.com

andrea-franulic_edited.jpg

Andrea Franulic Depix

Existência lésbica e diferença sexual
não basta ser feminista

Andrea é escritora, linguista e professora de castelhano. Compõe o grupo Feministas Lucidas, que atua no Chile. 

 

Este é um dos ensaios que integram a antologia do pensamento da autora, Incitada: feminismo radical de la diferencia (2021), que pode ser acessada aqui.

Tradução e publicação autorizada pela autora. Sem fins comerciais.

Para citar: DEPIX, Andrea Franulic. Existência lésbica e diferença sexual: não basta ser feminista. Tradução de Monalisa Almeida Cesetti Gomyde. Ilhéus: As Ondas, 2023. Disponível em: http://asondaseditora.com

bottom of page